TITULAÇÃO

As reações de neutralização são importantes em um procedimento de laboratório conhecido como titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido.
Uma solução de ácido é comumente transferida com uma pipeta e, assim, seu volume é conhecido. A solução da  base é usualmente transferida por um tubo de medição chamado bureta e a adição desta solução é interrompida no ponto em que o número de mols de íons H+ do ácido é igual ao número de mols de íons OH- da base, que foram misturados. A isto denominamos ponto de equivalência ( ponto de viragem), geralmente observado por uma mudança de cor de um composto, chamado de indicador.
No ponto de equivalência, a razão do número de mols de ácido no início para mols de base que foi adicionado é igual a razão estequiométrica. A bureta permite medir o volume de base adicionado, e esse volume, juntamente com a concentração da solução de base e o volume da solução de ácido, permite calcular a concentração da solução de ácido.
O papel do ácido e da base podem ser invertidos, isto é, a concentração de uma solução pode ser determinada por titulação com uma solução de ÁCIDO de concentração conhecida.



Fonte: Química Geral - Jonh Russel, vol 1
imagem: zeus.qui.ufmg.br
 

Nenhum comentário: