A Química e os uniformes da Copa do Mundo

Camiseta Seleção Brasileira Copa 2014 Futebol Esporte Nike

Nesta copa, a camisa oficial da seleção brasileira será 100% verde, ou seja serão confeccionadas com materiais recicláveis.

Algumas seleções que serão patrocinadas por grandes marcas, terão suas peças processadas de maneira ecologicamente correta  transformando embalagens PET em poliéster, isso por que serão utilizadas garrafas plásticas para essa confecção super sustentável. 

Essas garrafas passam por um processo de remoção de impurezas, depois são cortadas em flocos e elevadas a altas temperaturas, atingindo seu ponto de fusão para poder formar fios bem finos conhecidos como fibras de poliéster que podem compor qualquer peça de vestuário.

As fibras de poliéster podem ser combinadas com algodão, viscose, microfibra ou qualquer outro tecido produzindo uma malha ecológica de grande qualidade. Quando tocada e sentida, não há como perceber diferença da malha comum de poliéster da qual algumas roupas são feitas e que estamos acostumados a comprar.

Serão utilizadas em média 8 garrafas plásticas para a confecção de cada camiseta da seleção com as microfibras de poliéster. Uma garrafa de PET é 100% composta de poliéster reciclável que é uma resina termoplástica de alta resistência.

As embalagens PET são 100 % recicláveis, formadas por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Sua composição química não produz produtos tóxicos.


Se a tendência é consumir todo o resíduo que produzimos precisamos ser mais conscientes e contribuir com a coleta seletiva. Uma nova visão do futuro são essas fibras obtidas dos PET.

Lembre-se, no dia-a-dia e durante a Copa do Mundo, seja consciente, recicle seu lixo !







Futuro do Presente - roupas e acessórios ecológicos

abipet - associação brasileira da indústria do pet