GEOSMINA


Logo depois da chuva, sentimos aquele cheirinho de terra molhada... humm... entenda o por quê. 

Em meados de 1960, dois pesquisadores australianos descobriram o que causava aquele cheiro (que, para alguns, é um delicioso aroma) logo depois de cair as primeiras gotas de chuva no solo. Acontece que as plantas liberam um óleo que fica acumulado no solo. Durante a chuva, esse óleo, junto com uma substância comum ao solo denominada geosmina (literalmente, aroma da terra), se desprendem para o ar, onde alcançam as nossas narinas.

A geosmina é produzida por bactérias que estão presentes no solo, como Streptomyces sp. Eles também descobriram que o óleo retarda a germinação da semente e a fase inicial de desenvolvimento. Quando chega a chuva, o solo fica livre dessa substância e a semente pode se desenvolver.

Esta mesma geosmina produzida por algas marinhas pode se acumular nos tecidos de vários peixes, dando aquele gosto de terra na carne. Como ela não é levada facilmente pela água, não adianta lavar a carne que não sai. Produzida por bactérias de solo, pode se acumular em beterrabas e no vinho, onde também dá o mesmo gosto.

Uma das maneiras de eliminar o sabor de terra de vegetais e carnes é usar vinagre, já que o pH ácido degrada rapidamente a geosmina.

Créditos:
http://ativandoneuronios.com/2014/08/16/geosmina-a-formula-do-cheiro-da-chuva-ou-do-perfume-da-terra/

https://tomusarcanum.files.wordpress.com/2013/04/petrichor2.png

Um comentário:

toddynhoseu disse...

Olá, artigo muito interessante saberia me dizer que Streptomyces sp especifico produz a geosmina, ou uma alga especifica, estou fazendo um trabalho para faculdade. Desde já, agradeço