Copo descartável a base de amido de milho - uma alternativa biodegradável



     Se pudessemos nos abster de utilizar os derivados do petróleo seria bom para a sociedade e estaríamos colocando em prática idéias sustentáveis.
   
     Isso é possível  se colocarmos em prática a mudança de alguns hábitos que embora pequenos, fazem uma grande diferença.
   
     Que tal pelo menos, adotarmos uma caneca no serviço ou na escola e reaproveitarmos o verso dos papéis em vez de jogá-los fora ?  Já é algo que poderíamos fazer pra melhorar, além da coleta seletiva que podemos fazer em nossa casa. Isso mesmo, separar os orgânicos dos recicláveis. Em muitos bairros já existe a coleta seletiva. Procure se informar.

     Mas, vamos falar algo que as grandes instituições  estão adotando e não só elas, também todos aqueles que desejam e querem ajudar o meio ambiente com uma pequena ação de substituição dos simples copinhos descartáveis que demoram mais de 200 anos para se decompor - OS COPOS DESCARTÁVEIS A BASE DE AMIDO DE MILHO.

     O amido é obtido através de fontes vegetais, podendo ser raízes, cereais, tubérculos, legumes e até algumas frutas, porém só os três primeiros podem ser extraídos para os níveis comerciais. Ele se encontra organizado na forma de grânulos e possue um determinado caráter cristalino e sua estrutura é formada por monossacarídeos ou seja, de glicose. Como existe  uma boa demanda para a sua produção, os pesquisadores estão realizando mais estudos para poderem utilizar os grãos de milho em embalagens de alimentos, sacolas de supermercado, copos plásticos, até canetas BIC acreditam? 

     Para isso basta utilizar  o amido de milho processado juntamente com uma determinada quantidade de polietileno de baixa densidade.

     Lembre-se que a pesquisa de novos materiais, principalmente os biodegradáveis, são de grande importância para a substituição dos materiais a base de polímeros não-biodegradáveis (polietileno ou polipropileno).   

     Quando misturados, o amido de milho e o polietileno de baixa densidade (PEBD), formam uma blenda polimérica, uma mistura homogênea, onde os grânulos do amido favorecem a quebra do material polimérico em pequenas partes de polietileno, podendo ser biodegradado pela ação de luz solar, microorganismos e bactérias. Pronto! Está aí a sacada socioambiental.

    Cabe a cada um de nós pensar nos recursos da tecnologia para a diminuição dos danos ao meio ambiente. Faça também a sua parte e tenha atitudes sustentáveis como utilizar os derivados de amido de milho e até mesmo substituir os copinhos descartáveis comuns derivados de fontes fósseis por copinhos a base de amido de milho que são de fontes renováveis. Eles não danificam o meio ambiente e são biodegradados em 180 dias.

     Pratique essa idéia! 



Créditos imagem:



2 comentários:

Evandro de Campos disse...

existe alguma maquina que faz copos biodegradáveis que está disponível no mercado?
resposta por favor enviem no whatsapp (12)98100-1730

cynthia disse...

O milho utilizado para extração do amido pode ser milho seco? Não aproveitado por indústrias de beneficiamento?